- - Domingo, 24 de setembro de 2017      

A CIDADE

O município é uma dos mais importantes do Vale do Paraíba, possuindo importância turística, industrial e comercial. Nasceram, no município, várias personalidades brasileiras, tais como Frei Galvão (o primeiro santo católico brasileiro), Pasquale Cipro Neto (professor de língua portuguesa), Dilermando Reis (violonista), Rodrigues Alves (ex-presidente do Brasil) e Euríclides de Jesus Zerbini (médico cardiologista e pioneiro no transplante de coração no Brasil).


A terra natal de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, gira em torno do filho ilustre. O movimento na cidade, que já era grande, só fez aumentar depois da canonização em 2007. As visitas à casa onde o religioso nasceu em 1739 e viveu até os 21 anos chegam a dez mil por mês. A residência simples, de apenas dois cômodos, foi reconstruída em 1989, mantendo a arquitetura e o piso de pedra original. Uma exposição de quadros conta as passagens da história e dos milagres do santo e divide a atenção com os objetos pessoais.


PONTOS TURÍSTICOS

Casa de Frei Galvão
A casa onde nasceu Frei Antônio de Sant`Ana Galvão, em 1739, foi reconstruída por iniciativa particular em 1989 por motivo da comemoração dos 250 anos de seu nascimento.
O material da reconstrução foi reaproveitado a partir do original. A casa é tombada pelo município, por seu valor histórico e por sua arquitetura que conserva o estilo colonial da época. Hoje é habitada por uma das herdeiras de Frei Galvão, e não esta aberta à visitação, mas na parte térrea ca casa há a Sala das Relíquias - que é voltada para rua Frei Lucas, trata-se de um espaço de 50 m2, onde estão em exposição relíquias, móveis, imagens e quadros. O piso, reconstituído, é de tijolos antigos.

Na parede que dá para a rua Frei Galvão, a taipa foi recoberta e sua espessura pode ser observada na parte superior. As portas, batentes e soleiras pertencem à casa original. A casa está localizada no centro da cidade ao lado do Solar Rangel de Camargo e próximo da Catedral de Santo Antônio. Nas redondezas, encontram-se restaurantes, hotéis e grandes opções de comércio.


Catedral de Santo Antônio
É o monumento mais antigo da cidade. Teve início em uma capela erguida em “pau-a-pique coberta de palha (sapé)”, nos idos de 1630. A construção atual, em taipe e pedra vem do século XVIII, com reformas e ampliações sucessivas.

Em seu interior há altares barrocos e néo-clássicos, com elementos rococó, afrescos e entalhes de madeira, com destaque para o bonito para-vento da entrada. Entre suas antigas e valiosas imagens destacam-se as de S. Miguel, de N. S. das Dores, de N. S. do Carmo, N. S. do Rosário e em especial a seiscentista imagem em terra-cota, de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá.


Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi construida por Monsenhor João Filipo. Como santo homem de Deus, foi a cidade de Lourdes, na França, pedir pelo povo brasileiro, pelas irmãs e crianças que viriam para o Orfanato ou Casa do Puríssimo Coraçao de Maria. Ele dirigiu-se à Gruta de Massabielle, onde a Mãe de Deus apareceu, então ele rezou, e colheu daquela fonte surgida por indicação de Nossa Senhora algumas pedras com a intenção de coloca-las aos pés da imagem na Gruta construída por ele, na saida da água. Outras duas colocaria aos pés da Imagem do Puríssimo Coração de Maria, logo que a capela estivesse pronta.

Rezou pedindo a Nossa Senhora que abençoasse toda água que por aí passasse, como Ela abençoa as águas da Gruta de Lourdes que são instrumento de tantos prodígios e graças. Pediu ainda que Ela abençoasse todas as pessoas que aqui viessem com fé e com devoção apresentando suas necessidades, que Ela realizasse também aqui as mesmas graças, curas, bençãos, milagres e favores que realiza em Lourdes, na França.


TORCEDOR

  • Pré-Cadastro
  • FALE CONOSCO

  • Contate-nos
  • Academia Desportiva Manthiqueira ® 2015 - Todos os direitos reservados